Design pode ser caracterizado como a criação, o desenvolvimento ou elaboração de uma atividade que seja intencionada para um determinado objetivo. Também conhecido pela profissão de designer, este profissional se especializa em determinada área seja técnico, científico e artístico para elaborar projetos.

Funcionalidade pode ser uma ação realizada por um sistema e é tudo aquilo que um produto pode fazer. Esse produto deve funcionar corretamente, mas é preciso um bom design para que assegure uma funcionalidade perfeita.

Assim design e funcionalidade devem caminhar juntos desde que o profissional tenha seus conhecimentos desenvolvidos e os concilie de forma criativa, esteticamente atrativa, voltado para os vários tipos de suporte que possa oferecer. Para isso o designer que criar o design precisa adequar as funcionalidades necessárias para que se alcance os objetivos de forma criativa a qual lhe é proposto.

Alguns fatores como objetivos necessários a serem alcançados, o público alvo a ser atingido, o que se deseja realmente encontrar no seu projeto e o que pode ser oferecido para ele, são algumas características de um profissional que conheça profundamente o mundo de artes visuais, que possa dominar linguagens seja de programação ou de qual ramo for para produzir com qualidade o produto. É necessário para isso um profissional completo reunindo estilo e funcionalidades para seu trabalho.

Outro ponto importante são as funcionalidades que tornarão o ambiente o qual é desenvolvido a atividade diferenciada, deixando-o atrativo. No mercado competitivo o qual vivemos devemos atender as exigências para que se tenha um processo culminante de desenvolvimento do projeto onde o produto final tenha um ambiente harmonioso, prático e que impressione com suas características de qualidade.

Podemos concluir que um projeto para ser bem sucedido deve apresentar resultados que correspondam a um equilíbrio harmônico de aparência, estética e a própria funcionalidade. Assim designer e funcionalidade caminham juntos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *