Ter um negócio de sucesso exige muitos atributos e responsabilidades, como equipe adequada e alinhada quanto às principais informações sobre a empresa, gestão eficiente, um produto ou serviço de qualidade. Mas é certo também que para ser um diferencial no mercado é necessário ter uma marca forte, capaz de também destacar a organização em relação aos concorrentes. E como isso é possível? Por incrível que pareça com design.

O design como meio de alavancar as vendas

Todos os anos, várias empresas calculam o seu lucro e pensam em estratégias para melhorá-lo. Parte delas é com certeza aumentando as vendas. E isso pode acontecer por meio da existência de uma identidade visual que esteja em consonância com os valores e objetivos da companhia, que “converse” com os produtos ou serviços oferecidos, que fale a linguagem do seu consumidor.

Muito antes de pensar que isso possa ser uma bobagem ou “dinheiro jogado fora”, saiba que as empresas de sucesso de tempos em tempos reformulam as suas marcas, justamente para estarem próximas às novas tendências e às realidades de seus clientes. É uma forma de estar presente na vida deles e não serem vistas como algo ultrapassado.

A importância da identidade visual em uma empresa

Desse modo, a identidade visual é importante para que eles possam identificar a sua empresa, ter gravado na mente o que ela faz e o que vende. É ainda um meio de demonstrar profissionalismo através da padronagem desses elementos, em diversos materiais gráficos e digitais.

Por exemplo, quando o seu time do departamento comercial for visitar um cliente em potencial, fará muita diferença ser entregue a ele um cartão de visitas contendo seu logotipo e informações para contato. Quando esse mesmo cliente buscar informações a respeito da empresa e acessar um site moderno e responsivo, com esses mesmos elementos, perceberá um nível de profissionalismo diferente e poderá optar em comprar de você, justamente por ter tido esse impacto. Aliás, a ausência da identidade visual de uma organização pode até fazer com que o cliente duvide da sua idoneidade.

O que compõe a identidade visual

Podem fazer parte da composição de uma identidade visual: logotipo, cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, carimbos, bloco de notas, e-mail marketing, site, etc. Para a definição desses materiais, é interessante que o trabalho seja feito por agências ou por um designer profissional. Além disso, uma pesquisa com os clientes e que defina o seu negócio e mercado de atuação são essenciais para obter uma identidade adequada e pronta para vender!

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