Saber qual o possível retorno de um determinado investimento é uma das principais informações relacionadas ao seu empreendimento. Com base nisso é possível traçar metas e, principalmente, chegar à conclusão quanto à viabilidade ou não do seu investimento. Por isso, compreender a importância do ROI e como utilizar essa fermenta no dia a dia do seu empreendimento é uma ótima forma de fazer bons negócios e conseguir a rentabilidade esperada.

O “Retorno sobre Investimento”, originado da expressão em inglês “Return over Investment”, é uma espécie de indicador que vai te fornecer informações relativas à perda ou ganho de dinheiro por parte do seu empreendimento de acordo com cada investimento realizado.

Em linhas em gerais o ROI pode ser aplicado a todo e qualquer investimento feito na empresa que visa trazer melhores resultados no negócio. Ou seja, desde uma nova campanha de marketing, capacitação dos funcionários até mesmo aquisição de novas ferramentas de gestão, por exemplo. Com isso, a utilização dessa ferramenta vai permitir não apenas identificar os investimentos que vão trazer bons resultados, mas também vai te guiar quanto aos investimentos que podem ser apresentar um desempenho melhor.

O ROI é mesmo tão importante?

Atingir o retorno esperado de um investimento ou até mesmo superar a meta estabelecida está diretamente relacionado a três pontos importantes de um negócio: pessoas, ou seja, o seu público alvo e os clientes em si; produtos ou serviços, o diferencial que sua empresa oferece ao mercado; além dos processos envolvidos para que seus produtos e/ou serviços chegue ao mercado.

Portanto, será preciso transformar o público alvo em um cliente, os produtos devem chegar a sua forma final com os diferenciais propostos pela visão da sua empresa enquanto que os processos são as atividades que tornam possível a chegada do seu produto ao mercado. E para que tudo isso ocorra é necessário fazer uma série de investimentos.

Os objetivos finais só serão alcançados se investimentos corretos forem feitos. E não estamos falando apenas de injetar dinheiro, é preciso saber em que e quando investir. Por isso, ter uma noção inicialmente do retorno e dos esforços financeiros necessários para alcança-los é uma tarefa muito importante e parte essencial do planejamento.

Como é feito o cálculo do ROI na prática?

Matematicamente o cálculo do ROI é algo bastante simples e envolve apenas uma equação com duas variáveis. Confira abaixo como é feito o cálculo do ROI:

ROI = [(R – C)/C] * 100

Onde R representa as receitas geradas pelo investimento enquanto que C são os custos envolvidos. A multiplicação por 100 resulta que o ROI é, na verdade, uma percentagem esperada de retorno. Ou seja, o resultado final será o retorno em percentagem em relação ao investimento realizado, ou seja, o custo na equação destacada.

Além disso, é importante destacar os conceitos de receita e custos. A receita pode ser definida como todo e qualquer retorno que a empresa irá arrecadar através do investimento realizado. Portanto, durante a fase de planejamento sempre haverá uma estimativa de retorno. Os custos, por sua vez, representam todas as despesas que você terá ao longo do investimento de forma a alcançar sua viabilidade e perfeita execução.

Quais são as limitações do ROI?

Uma de suas principais limitações é não levar em consideração o tempo necessário para alcançar o retorno o esperado. Um simples é um investimento que apresenta retorno de 10% do valor investido. Hora, se estamos falando de um retorno de 10% em longo prazo, então não é algo viável.

Essa questão do tempo também está diretamente relacionada à depreciação da moda ao longo do tempo, pois o ROI também não leva em consideração possíveis flutuações no valor da moeda como consequência da inflação. Portanto, digamos que o ROI apresenta como resultado um retorno de 200% sobre o valor investido. Parece ser um investimento altamente rentável, mas cenários econômicos adversos e uma alta da inflação podem fazer com que você acabe perdendo dinheiro no final.

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