Estamos passando por um grave momento de crise e com isso, nesses tempos, várias empresas realizam um replanejamento para corte de gastos. Infelizmente um dos setores que mais sofrem o corte de custos é a área de comunicação, publicidade e marketing, o que não deveria acontecer.

Ao contrário dessa atitude, empresários deveriam criar planos estratégicos para um investimento diferenciado na área de marketing, e não cortar custos da área agravando assim ainda mais a situação.

É possível sim aplicar diferentes investimentos em marketing sem precisar aumentar os custos. Neste artigo mostraremos como isso pode ser feito, afinal a atitude de cortar custos em marketing com certeza é um tiro no pé. O pensamento que a maioria dos empresários têm ao tomar essa atitude é bastante imaturo e pouco planejado pois no momento em que a empresa precisa aparecer mais e convencer novos clientes de que é uma organização diferenciada, precisa-se do marketing para angariar esses potencias clientes.

Mesmo que o humor do mercado não esteja propício ao consumo, pior ainda é a atitude de esconder ainda mais sua empresa. Claro que o investimento em marketing deve ser feito com foco e planejamento, sem isso é jogar dinheiro fora. Com o momento de crise e vulnerabilidade financeira não se pode sair atirando para todos os lados sem saber se isso terá efeitos positivos.

O primeiro passo para o investimento correto em marketing começa em conhecer melhor o público que a empresa atende, os hábitos de consumo dessas pessoas, a avaliação delas diante dos seus produtos e-ou serviços, além dos preços. Com essas informações a empresa conseguirá criar e manter as campanhas de marketing sem jogar dinheiro fora, pelo contrário, é bem provável que terá um bom retorno desses clientes.

O próximo passo é contratar pessoas que realmente entende do assunto. Investir em improvisos não é uma boa alternativa. Utilizar o jeitinho brasileiro vai dar errado, provavelmente. A ideia que sempre surge em investir naquele sobrinho que só porque fica o dia todo no computador navegando atoa pode cuidar das redes sociais da empresa ou no amigo que entende um pouco de photoshop para criar umas peças publicitárias, naquele preço camarada ou até mesmo sem custo algum.

Sabemos que tomar esse tipo de decisão não vai ajudar sua empresa, pelo contrário, pode piorar ainda mais a situação e criar uma imagem negativa da empresa.

Em momentos de crise também é importante pensar em novas alternativas de marketing. O ideal, já que a empresa não tem dinheiro suficiente para grandes investimentos, é ser criativo e dedicar as novas mídias de divulgação e diminuir os grandes investimentos nas mídias tradicionais.

Um dos investimentos interessante é o SMS, mais que o e-mail marketing. Uma pesquisa afirma que 99% das pessoas lêem o SMS, enquanto o e-mail marketing a taxa é de 60%. Com o investimento em SMS é possível ter um retorno maior de consumidores e divulgação da marca para mais clientes.

Contate a Café Tecnologia. Oferecemos soluções adequadas ao seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *