Como ter um aplicativo de sucesso, com muitos downloads e usuários? Um dos segredos está na divulgação do app que deve ser bem realizada, afinal não faltam aplicativos novos no mercado e se destacar não é uma tarefa fácil.
Confira a seguir algumas técnicas eficientes para que o seu aplicativo tenha a popularidade que você deseja utilizando a internet para a divulgação.
Divulgação de um aplicativo pela internet: como fazer?
A primeira dica não tem muito a ver com a divulgação em si, mas é essencial para o sucesso de qualquer produto. Estamos falando da utilidade do aplicativo. Por que alguém usaria o seu aplicativo? O seu aplicativo atende alguma necessidade do cliente?
Não adianta muito estar presente em todos os lugares, ser bem divulgado se, no final das contas, o seu produto não desperta interesse do público. Portanto, crie um aplicativo útil de verdade. Agora, vamos falar de divulgação.
Invista em anúncios
Essa é a maneira mais popular e eficiente de chamar a atenção das pessoas para um produto que você está promovendo. Com o Google Ads, você pode fazer anúncios personalizados, direcionados ao tipo de cliente que deseja atingir, no horário em que ele estiver disponível.
Capriche em um anúncio atraente, que chame a atenção do cliente e seja capaz de converter. O banner de divulgação pode aparecer no You Tube e no próprio Google durante a exibição de dados pesquisados.
Use as redes sociais
A maior parte do tempo em que as pessoas estão online, elas estão usando redes sociais. Aproveite para falar diretamente com estas pessoas. Tanto o Instagram quanto o Facebook possuem um gerenciador de anúncios próprio. Mas, se você não tiver uma conta no Insta, não tem problema. Com o Facebook, você consegue anunciar nos dois locais.
As redes sociais também são ótimas para você mostrar a amigos físicos e online a sua nova criação. Faça um vídeo demonstrativo, descreva o seu aplicativo, mostre como ele facilita a vida das pessoas e sugira que eles façam um teste.
Divulgação em blogs
Na internet, existe uma variedade muito grande de blogs sobre os mais diversos assuntos. Faça uma pesquisa e descubra quais são aqueles que mais têm a ver com o seu público. Entre em contato com o dono do blog e sugira um post sobre o seu app.
Ou, aproveite um determinado assunto e faça um comentário com descrição e link do seu aplicativo. Você poderá ganhar alguns cliques com essa estratégia.
Otimize o seu ASO na loja de aplicativos
O ASO (App Store Otmization) é a maneira como a loja de aplicativos classifica os produtos cadastrados por lá. Em uma infinidade de aplicativos existentes fica difícil para alguém encontrar justamente o seu, se ele não estiver bem colocado.
Para isso, há algumas dicas. A primeira delas é ter um nome diferente, único para não ser confundido com outros concorrentes. A segunda dica é ter um logo atraente, que identifique de imediato que você é aquilo que o cliente está procurando.
A terceira dica é usar palavras-chaves na descrição do seu produto focando sempre na utilidade dele, no que ele pode fazer pelas pessoas. Ao buscar um aplicativo, o público alvo digita palavras específicas sobre aquilo que ele deseja.
Por fim, depois de conseguir os primeiros downloads, fique atento às avaliações dos usuários. Responda a todas, tire dúvidas, reconheça erros, faça ajustes sempre pensando em não perder o usuário, mas torná-lo fiel.
Essas são algumas das muitas técnicas existentes para fazer a divulgação do seu aplicativo na Internet.