As redes sociais embora sejam em um ambiente virtual, se tornaram um lugar onde muitas pessoas passam grande parte do seu tempo navegando, fazendo novas amizades, conversando com antigos amigos e compartilhando seus momentos, desejos, conquistas, frustrações e alegrias.

A grande vantagem deste ambiente virtual é que ele não possui barreiras. Através das redes sociais podemos conversar em tempo real com qualquer pessoa, conectada em qualquer lugar do mundo.

Por outro lado, deve-se ter muito cuidado com o que é postado nas redes sociais, pois o seu perfil é um espelho da sua pessoa e personalidade. Nesse sentido, tudo aquilo que você posta, escreve ou compartilha torna-se uma expressão que parte do seu íntimo e personifica o seu “eu” numa página virtual de acordo com as informações que você expõe, seja uma foto, imagem, vídeo, áudio ou expressão textual. Esta exposição será apreciada ou julgada pelo público que tem acesso a tais informações.

Atualmente, muitas empresas brasileiras desclassificam candidatos à vaga de emprego pela má utilização das redes sociais, ou seja, o perfil virtual do candidato o desqualifica a vaga do emprego, mesmo que candidato seja um promissor profissional. Por esse motivo, deve-se ter cuidado com o que posta, compartilha ou expressa neste tipo de ambiente virtual.

As redes sociais também nos expõem a riscos, portanto, todo cuidado é pouco. Informações como número do telefone, endereço e marcação de todos os familiares podem tornar o usuário em uma vítima em potencial, principalmente se seu perfil não tiver restrição de acesso e qualquer estranho puder ver essas informações. O maior problema é quando o estranho que acessa a tais informações é um criminoso hábil na prática de crimes virtuais. Assim, quanto mais informações pessoais ele possuir, maiores as suas chances de êxito na prática delituosa, que pode ser a mais versátil e inesperada possível.  

O mundo virtual também reserva situações que podem se tornar perigosas face à facilidade de conhecer e contatar com pessoas desconhecidas. Em razão disso, muitos usuários, principalmente mulheres e crianças, têm se tornado vítimas de estranhos conhecidos através das redes sociais, os quais se camuflam por trás perfis interessantes que despertam curiosidade e simpatia, mas que na verdade nada mais é que uma isca para pegar pessoas fragilizadas, inocentes ou imaturas. Nessas situações, quando se marca um encontro pessoal, a atmosfera do mundo virtual pode ser tornar em um pesadelo no mundo real.

Portanto, deixamos a dica: tome cuidado com aquilo que expressa nas redes sociais e também com as pessoas com quem se relaciona.

 

De Allan Carlos Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *