O Google, maior empresa de buscas da Internet mundial, anunciou oficialmente que centralizará a localização das opções de segurança e privacidade para os usuários.

É certo que nos últimos anos o Google tem realizado esforços para centralizar os seus serviços em um mesmo local (gmail, youtube, google plus, google drive, google adwords, google adsense, etc.). Além de facilitar a vida dos seus usuários, também reduz o tempo de acesso às informações. Se você estiver logado no Gmail, por exemplo, é possível acessar o seu Google Drive ou Google Adwords, sem precisar realizar um novo acesso, já que isso é feito de forma centralizada.

Em termos de privacidade e segurança, o Google também resolveu centralizar. Agora, ao acessar o item “Minha Conta”, é possível alterar estas configurações (anteriormente, essas configurações poderiam ser feitas, mas de forma descentralizada, o que atrapalhava até mesmo o entendimento dos usuários).

Hoje em dia a preocupação com a privacidade das informações na Internet é bastante grande, se compararmos com a década passada. Há de se ter a noção de que qualquer dado divulgado abertamente na rede poderá ser lido/visto por outras pessoas, e em certos casos isso pode ser bastante perigoso, especialmente se estivermos tratando de dados sensíveis (números de documentos de identificação (cpf, rg, carteira de motorista), fotos pessoais (família, filhos), conversas abertas em fóruns, etc.).

Desse modo, é importante que as suas configurações de privacidade e segurança estejam alinhadas ao que exatamente você gostaria que terceiros visualizassem. E isso não se concentra apenas para o caso de contas do Google. Para o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc., vale o mesmo. Além disso, é importante que você sempre revise as pessoas que de fato devem pertencer aos seus círculos. Isso evita que você compartilhe informações com quem não faz parte da sua vida, e que de um modo ou outro pode saber mais do que deveria da sua vida pessoal.

google-centralizacao-privacidade-usuarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *